O legado do Prof. Cano

wilson cano.jpg

No dia 03 de abril de 2020 faleceu o Professor Wilson Cano, um dos criadores do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp).

A Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) se solidariza com amigos, ex-alunos e familiares do Professor Wilson Cano, cuja trajetória e obra foram importantes para o desenvolvimento de um pensamento econômico crítico no Brasil e na América Latina.

O Professor Cano, como era conhecido, contribuiu para a formação de inúmeras gerações de professores e pesquisadores brasileiros, muitos deles hoje dedicados ao estudo das relações entre meio ambiente e desenvolvimento a partir de uma perspectiva crítica e histórica. É um legado imenso e importante para a sociedade deixado pelo Professor Cano.

Mesmo aposentado de maneira compulsória por idade, o Professor Cano continuava lecionando e desenvolvendo suas pesquisas no Instituto de Economia. Em 2015, o Professor Cano concedeu entrevista à TV Unicamp, em que fala sobre economia latino-americana, a discussão da pobreza e da má distribuição de renda, sobre o trabalho na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Na entrevista declara que é um economista que respeita muito a história, e sempre que está raciocinando para um problema presente, ou pensando no futuro, de olho no passado.

O Professor Cano menciona a influência de Celso Furtado em sua vida e obra, e conta sobre a iniciativa de se formar um curso e, posteriormente, uma escola de economia em Campinas.

Wilson Cano destaca: “Tivemos uma conversa franca com Zeferino Vaz e ele nos deu carta branca. Rapidamente a área de economia de Campinas passou a ser reconhecida internacionalmente, ou seja, se fundava no Brasil uma escola crítica do pensamento econômico”.

Por fim, em 2019 lançou um site pessoal em que disponibilizou praticamente todo o acervo de suas pesquisas: www.wilsoncano.com.br

O legado deixado pelo Professor Cano é imenso e valioso para a sociedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *