Carta da presidência da ECOECO

Prezados(as) associados(as) e colegas da economia ecológica,

Gostaríamos de agradecer a toda nossa comunidade pelo voto de confiança ao nos eleger para presidir a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (Ecoeco) para o mandato de 2024-2025. Trabalharemos junto com uma incrível diretoria executiva composta por Anderson Araújo, Bruno Puga, Karla Dilascio, Layza Soares, Lucas Lima, Roldan Muradian e Thais Diniz Oliveira. As nossas diretorias regionais contam ainda com a participação de outros 24 membros de instituições de todo o país. Ficamos honradas em poder construir e fortalecer a nossa associação junto com uma diretoria qualificada, ampla, diversa e, acima de tudo, atenta aos desafios socioambientais brasileiros. Continuamos contando ainda com as inestimáveis contribuições de Clóvis Cavalcanti como Presidente de Honra da ECOECO e de nosso Conselho Fiscal, agora composto por Ademar Romeiro, Cecília Lustosa, Maria Amélia Enriquez e Peter May. A composição completa da diretoria pode ser consultada em nosso site (ecoeco.org.br). 

Agradecemos também a todas e todos participantes da nossa última conferência, o XV Encontro Nacional de Economia Ecológica em 2023, realizada na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém-PA. Para nós, e esperamos que para todo mundo que participou, este foi um evento muito especial,  que coincidiu com os 30 anos de existência da ECOECO, e que reafirmou nosso compromisso com a pesquisa, o diálogo e a construção de alternativas sustentáveis para os desafios ambientais e econômicos que enfrentamos. Tivemos uma participação substancial e diversa, que permitiu um diálogo amplo sobre a crise socioambiental na Amazônia e também alternativas para o futuro da região. Isso só foi possível por uma grande mobilização de pesquisadores do campo da economia e fora dele, e também de atores para além da academia, como formuladores de políticas públicas, sociedade civil e comunidades locais. 

Para o sucesso do XV Encontro Nacional de Economia Ecológica, foi determinante a parceria e o apoio da UFOPA, de docentes, estudantes e da instituição como um todo. Realizar o evento em uma universidade nova, localizada no interior da Amazônia, e parte de um rico contexto social e cultural, se mostrou uma decisão acertada, que gerou benefícios importantes que repercutiram para a Universidade e para a Ecoeco. 

Por isso, estamos seguras que a decisão de realizar o XVI Encontro Nacional de Economia Ecológica na Universidade Federal do Acre (UFAC) no campus de Cruzeiro do Sul foi importante para reafirmarmos o papel da Ecoeco como Sociedade Científica que se preocupa e se compromete com a difusão e o compartilhamento do conhecimento no extenso território brasileiro. Esperamos que seja uma oportunidade enriquecedora para a comunidade da Ecoeco, da UFAC e da região. Anunciamos ainda que o evento está marcado para acontecer na primeira quinzena de setembro de 2025. O momento do evento será muito oportuno porque antecede em poucos meses à 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em Belém, e portanto poderá constituir um fórum importante de debates sobre mudanças climáticas. Esperamos contar com vocês para a construção destes debates e do evento e que possamos nos encontrar em Cruzeiro do Sul!

É importante ainda comunicar que, após o XVI Encontro Nacional de Economia Ecológica em 2025, planejamos alterar os anos dos nossos encontros bianuais. Recordamos que, tradicionalmente, os encontros nacionais (Ecoeco) e internacionais (Sociedade Internacional de Economia Ecológica – ISEE) eram realizados em anos alternados, justamente para facilitar a participação em ambos os eventos. Com a desorganização gerada pela pandemia, os anos dos eventos passaram a coincidir, de tal forma que o próximo evento da ISEE será realizado também em 2025 (junho), na cidade de Oslo, Noruega. A partir de 2026, já sob a liderança de uma nova gestão da Ecoeco, esperamos que este problema esteja sanado. Inclusive, já recebemos, com muita alegria, a sinalização de que a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) gostaria de sediar o XVII Encontro Nacional de Economia Ecológica em 2026. 

Temos ainda outras atividades muito especiais planejadas para esta gestão. Em fevereiro de 2025, estamos planejando uma oficina destinada a estudantes de pós-graduação e de graduação do Brasil e do exterior. Esta oficina será realizada em um ambiente único: a bordo de um barco que no decorrer de 5 dias irá navegar pelos rios Tapajós e Arapiuns, na região de Santarém, com paradas estratégicas em comunidades que desenvolvem de forma autônoma ou partilhada ações alternativas no enfrentamento a crise climática. O evento será organizado em parceria com a Sociedade Internacional de Economia Ecológica (ISEE), a Universidade Federal do Oeste do Pará e o grupo de jovens Guardiões do Bem Viver, contanto ainda com a colaboração de outras universidades brasileiras. Acreditamos que essa experiência proporcionará um aprendizado significativo e uma oportunidade única de interação e colaboração entre os participantes.

Por fim, estamos em processo de organização junto aos diretores regionais para estabelecer e fortalecer os Grupos de Trabalho, articulados em torno de temas ambientais propostos pelos membros de nossa comunidade. Temos a expectativa que os GTs possam desempenhar um papel fundamental na promoção da pesquisa e da colaboração entre nossos membros. Em breve encaminharemos novas informações

Estamos entusiasmadas com as oportunidades que este novo mandato nos reserva e esperamos contar com a participação ativa e o apoio de todos vocês.

Com os melhores cumprimentos,

Beatriz Macchione Saes – Presidente da ECOECO  

Zilda Joaquina Cohen Gama dos Santos – Vice-Presidente da ECOECO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *