Mensagem de Fim de Ano aos Associados da ECOECO

Caros (as) associados (as) da ECOECO,

               Já estamos no “modo Natal”. Para muitos, é a melhor época do ano. Viajamos para encontrar nossos entes queridos ou os recebemos em nossas casas enfeitadas. Organizamos confraternizações, pensamos em cardápios fartos, trocamos presentes, saímos de nossas rotinas. Juntamente com a alegria do clima natalino, a proximidade do fim do ano muitas vezes nos leva a reflexões sobre os acontecimentos recentes e expectativas sobre o que nos aguarda.

               Como sabemos, 2019 não foi um ano bom do ponto de vista das lutas ambientais no nosso país. Lama, óleo e fogo, misturados com negligência e apatia, marcaram estes nossos últimos 365 dias. A nossa Amazônia bateu recorde de desmatamento na última década. Ativistas ambientais foram ridicularizados e injustiçados. Foram muitas notícias ruins a nos encher de apreensão e angústia. O ano se aproxima do seu fim e desejamos, mais do que nunca, que 2020 seja menos hostil para com nossa Casa Comum e para com os que a defendem.

               Apesar da conjuntura ruim, devemos levar dentro de nós uma chama otimista. Não apenas o otimismo ingênuo das festas natalinas e de réveillon. Mas um otimismo autêntico, misturado com fé e esperança, próprio de quem está disposto a lutar e resistir. Sim, acreditamos em ser otimistas. Existiram coisas positivas em 2019. A menina Greta Thunberg, que liderou greves históricas (e inéditas) pelo clima foi eleita uma das personalidades do ano. O Papa Francisco, líder religioso mundial e assumindo as funções de um verdadeiro estadista, liderou discussões importantes sobre a Amazônia. Pretende agora discutir sobre a necessidade de mudança nos currículos dos cursos de economia, numa iniciativa global chamada economia de Francisco, na qual ninguém é deixado para trás.

               Ainda, um movimento importante vem ocorrendo no país: pessoas antes indiferentes à temática ambiental vêm se interessando crescentemente pelas nossas discussões e pautas. As novas gerações estão cada vez mais engajadas. O tema meio ambiente tem sido um ponto de convergência entre visões políticas diferentes comprometidas com a democracia e a vida. É por isso que a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, ao mesmo tempo em que lamenta todos os retrocessos e vicissitudes vividas neste ano, deseja transmitir a mensagem de que mais do que nunca devemos nos manter vigilantes e alertas. Devemos ser otimistas de boa vontade, a despeito do ceticismo da razão, como já disse um dos nossos mentores. A ECOECO deseja a todos e todas um feliz e harmonioso Natal e um auspicioso 2020!