Editoras removem controle de acesso a conteúdos em atenção à pandemia
No dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de covid-19. Em atenção ao controle da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) e suas possíveis consequências, estudiosos, cientistas e profissionais ligados à saúde buscam cada vez mais insumos para suprir a demanda de emergência global de saúde pública.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) apoia os contínuos esforços da comunidade científica no combate ao vírus. A instituição disponibiliza, por meio do Portal de Periódicos, diversos conteúdos para o enfrentamento dos atuais desafios clínicos relacionados ao covid-19.
Para dar força a esse trabalho, o órgão emitiu um ofício no dia 20 de março convocando os editores internacionais a se mobilizarem na luta contra o novo coronavírus. O presidente da CAPES, Benedito Aguiar, solicitou o acesso aberto a artigos e outros materiais pertinentes ao tema de forma rápida, irrestrita e ampla.
O documento soma forças com a carta aberta assinada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que solicita aos editores científicos a remoção do controle de acesso a resultados de pesquisa e dados relevantes para o momento.
Diversas editoras se uniram à iniciativa e estão permitindo acesso gratuito a conteúdos relacionados ao coronavírus. Os conteúdos ficarão disponíveis sem controle de acesso por tempo limitado, determinado por cada editora.
As informações são publicadas no Portal de Periódicos CAPES e atualizadas com frequência.