Nota – Em defesa da vida

Neste momento singular da história recente da humanidade, a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) se dirige aos seus associados(as) e a comunidade em geral para reafirmar seu compromisso com a ciência. A ECOECO defende que políticas e estratégias públicas devem ser necessariamente pautadas por recomendações científicas e colocadas em prática por meio de instrumentos democráticos.

Neste sentindo, a ECOECO subscreve a nota abaixo, assinada, entre outras, por instituições como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC), a Associação Brasileira de Ciências (ABC) e a Confederação Nacional do Bispos do Brasil (CNBB).

Em defesa da vida

As entidades que subscrevem esta nota reuniram-se hoje, de modo virtual, para alertar a população que fique em casa respeitando as recomendações da ciência, dos profissionais de saúde e da experiência internacional.

Estratégias de isolamento social, fundamentais para conter o crescimento acelerado do número de pessoas afetadas pelo coronavírus, visam à organização dos serviços de saúde para lidar com esta situação, que, apesar de grave, pode ser bem enfrentada por um sistema de saúde organizado e bem dimensionado.

A campanha de desinformação desenvolvida pelo Presidente da República, conclamando a população a ir para a rua, é uma grave ameaça à saúde de todos os brasileiros. A hora é de enfrentamento desta pandemia com lucidez, responsabilidade e solidariedade. Não deixemos que nos roubem a esperança.

27 de março de 2020

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB
Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB
José Carlos Dias, presidente da Comissão Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns-Comissão Arns
Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências -ABC
Paulo Jeronimo de Sousa, Associação Brasileira de Imprensa – ABI
Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC