Livro Economia Ecológica na América Latina

🌎 Lançamento de livro gratuito!

É com alegria que apresentamos o livro “Economia Ecológica na América Latina”, organizado por Junior Ruiz Garcia e publicado pelo GEMAECO/UFPR em formato digital e gratuito, em português e espanhol.

A obra reúne pesquisadores (Aleida Azamar Alonso, Daniel Caixeta Andrade, Daniela Guerra Basedas, Federico Zuberman, Ivannia Bolaños Herrera, José Carlos Silva-Macher, Marco Otoya Chavarriá, Raquel Viviana Neyra Soupplet e Salvador Peniche Camps) de Brasil, Argentina, Uruguai, México, Peru e Costa Rica, trazendo reflexões sobre a Economia Ecológica em seus respectivos países e regiões.

A Economia Ecológica aborda as relações entre os subsistemas ecológico e socioeconômicos, mas a partir de uma perspectiva teórica e metodológica mais ampla, plural e holística. Essas relações são o foco dos problemas socioambientais mais urgentes da sociedade, mas não são abordadas por nenhum outro campo do conhecimento existente.

Este livro tem por objetivo apresentar as principais características da Economia Ecológica na América Latina, além de promover maior integração entre pesquisadores da região. A obra reúne contribuições dos seguintes países da América Latina: Brasil, Uruguai, Argentina, México, Peru e Costa Rica. Essas contribuições refletem a diversidade e a riqueza da Economia Ecológica na América Latina. Nosso objetivo também é refletir sobre os avanços da Economia Ecológica na América Latina, mas também apontar os desafios e perspectivas para o seu fortalecimento na região. Outro objetivo é contribuir para a difusão da Economia Ecológica na sociedade e nas universidades, a fim de incentivar uma maior integração na América Latina.

O que motivou a organização desse livro foi a necessidade de entender e promover a difusão das abordagens da Economia Ecológica na América Latina, — ou nas Economias Ecológicas latino-americanas —, sendo fundamental para promover uma sociedade mais justa e sustentável na região, tanto no avanço da agenda acadêmica (ensino e pesquisa) quanto da agenda política (prática e ação pública). A construção de alternativas reais exige reconhecer as especificidades ecológicas, sociais e culturais da região, valorizando a diversidade de práticas econômicas e formas de convivência com a natureza que muitas vezes permanecem invisibilizadas pelos paradigmas tradicionais.

Ao fortalecer uma perspectiva crítica e comprometida com a transformação social, a Economia Ecológica latino-americana pode contribuir para repensar os conceitos e as políticas que visam promover o desenvolvimento, progresso e bem-estar. Este esforço é fundamental para enfrentar os desafios contemporâneos da crise socioecológica global e da desigualdade, articulando conhecimentos e práticas que emergem dos territórios para a construção de futuros mais justos, resilientes e solidários.

O livro também é parte das atividades do projeto Economia Ecológica: teoria e prática na América Latina.

📖 Download gratuito:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *