A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, view Estratégias e Desenvolvimento do IE/UFRJ realizou no dia 18 de julho de 2016 o seminário de pesquisa do PPED de 2016: "Crescimento Verde: Ilusão ou Alternativa aos Modelos de Desenvolvimento?" com o professor José Antonio Puppim de Oliveira (EBAPE/FGV, search EAESP/FGV e COPPEAD/UFRJ).

Resumo:

O discurso sobre “crescimento verde” tem ganhado interesse na área de governança ambiental e economia, tanto na direita como na esquerda do espectro ideológico. A ideia é apresentada como algo inovador centrado no uso das tecnologias verdes, gestão eficiente e mecanismos de mercado para resolver os problemas ambientais e sociais que resultam do modelo corrente de desenvolvimento. Porém, pouco questionamento tem sido feito sobre as bases teóricas e resultados práticos de iniciativas baseadas nos princípios de crescimento verde. Este seminário propõe discutir várias questões relacionadas ao crescimento verde como alternativa para buscar um desenvolvimento mais sustentável. Primeiro, discutiremos as origens, fundamentos conceituais e também os problemas do conceito de crescimento verde, além das razões do crescimento de sua relevância nos debates ambientais e econômicos. Depois, analisaremos os resultados de algumas experiências de iniciativas fundamentadas na ideia de crescimento verde. Finalmente, examinaremos as possíveis alternativas ao modelo proposto pelos principais defensores do crescimento verde como solução dos problemas socioambientais. O seminário será baseado nas ideias do livro: "Green Growth: Ideology, Political Economy and the Alternatives". London: Zed Books. Edited by Dale, G.; Mathai, M. V. and Puppim de Oliveira, Jose A. (Eds) (2016).

 

 

Foram abordados alguns pontos discutidos no relatório da ESCAP/UNEP/UNU/IGES sobre “Transformations for Sustainable Development: Promoting Environmental Sustainability in Asia and the Pacific", o qual pode ser acessado gratuitamente no site: http://www.unescap.org/publications/transformation-for-sdg